domingo, 10 de julho de 2011

A #VIDA não passa de um Sopro

Hoje parei para meditar na VIDA. segundo o dicionario vida é o estado de incessante atividade funcional, peculiar à matéria orgânica, animal ou
 vegetal; Existência; Tempo decorrido entre o nascimento e a morte; Modo de viver.
a VIDA é o que existe de mais sublime e importante e por este  motivo é o assunto que ocupa o centro da mensagem de Deus. Um dos versiculos considerados como o texto áureo da Biblia é uma exposição de 28 palavras de esperança, que começa com Deus e termina com VIDA!'


“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16.


 nesses ultimos dias "presenciei" a dor da perda... eu nem cheguei a conhecer a pessoa que se foi, mas senti na pele a dor de quem conheceu, e isso me fez pensar, e me colocar no meu lugar.
A palavra morte por si só, já carrega um peso, é a unica certeza que temos na vida é a de que todos morreremos um dia, mas é dificil se preparar para perder alguém, algumas pessoas conseguem lidar com mais facilidade com as perdas doque outras, mas tenho forte motivos para crêr que a grande maioria das pessoas não estão prontas para ver sendo arrancado de sua vida alguém que ama, e algo é fato, a gente sente sim, uma saudade diferente, é uma saudade amarrada pela certeza de que nunca vai passar, é uma saudade que vai ser "eterna"
 A gente até se acostuma a conviver com a ausência, mas não esquecemos, não deixamos de sentir falta... as memórias permanecem, o peito aperta em cada lembrança, e somento o tempo mesmo para acalmar o coração.


A compreensão da morte e algo muito pessoal, isso depende muito da sua forma de pensar, da intensidade do seu relacionamento com Deus, enfim cada um interpreta o ato de morrer de uma forma diferente, teorias não faltam para tentar explicar a morte, mas o fato é que é dificil perder alguem. Para mim, pelo menos.

Um vazio parece invadir nosso peito, a sensação de que você não está vivendo aquilo, uma vontade de que seja tudo um sonho, um desespero que a gente não consegue explicar, o descontrole inicial passa, e você cai na real: a pessoa já não está em sua vida, pelo não daquele jeito que você estava acostumado, aquela rotina que vocês cumpriam já não existe, você sempre espera a pessoa chegar naquela hora de costume, mas ninguém bate à porta… No horário do telefonema, ele simplesmente não toca… Ouvir a voz dando bom-dia, ouvir a voz falando qualquer coisa… As fotos trazem lágrimas, você pensa que podia ter feito tanta coisa mais, pensa que podia ter falado tanto mais, pensa que podia ter feito algo diferente, ainda que não tenha feito nada de errado…

 
Enfrentar a morte é um processo que exige tempo para que consigamos lidar melhor com a situação, com a ausência em si… Mas a vida segue seu rumo, impiedosa. Os dias continuam passando a cada 24h e o resto de sua vida caminha a passos largos, ainda que você precise dar um tempo de tudo.

Só que hoje, não temos tempo nem para o luto. Não que ninguém deva se entregar à dor e lá ficar. Não é isso… A questão é que é impossível exigir que funcionemos como se nada tivesse acontecido. É impossível desvincular o emocional das nossas rotinas diárias. Mas a nossa sociedade apressada não quer saber disso. Não temos mais tempo para chorar....

A fase de luto não é fácil. Dói, machuca… nossas lembranças se viram contra nós, porque trazem à tona as imagens que gostaríamos de esquecer. O mundo não para, os segundos correm, o tempo passa… Sinto falta de termos mais tempo pra gente. Sinto falta de termos tempo pra ficar em casa vendo sessão da tarde e comendo pipoca… Porque um dia nós é que vamos morrer… e a perda me fez pensar no quanto é importante se preocupar com o que você anda fazendo da sua vida…


e isso tudo me ensina algo: Que a nossa vida é com um sopro!

“Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro” (Sl 39.4-5).

1 comentário:

  1. Realmente, esse post me fez pensar, cara , que doido , realmente nós somos insignificantes , achamos que estamos fazendo muito indo apenas a igreja , e achando que já estamos salvos. Cara, muito bom este post dimmy, pra mim foi o melhor. Meditei muito nele.

    ResponderEliminar